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FAQ - Perguntas Frequentes

O que é uma Bolsa de Resíduos?

As Bolsas de Resíduos são plataformas virtuais de negócios, voltadas exclusivamente para a negociação de resíduos. Foram desenvolvidas pelas Federações das Indústrias de cada estado, visando o fortalecimento do setor industrial através do incentivo à formação de parcerias para a busca de soluções ambientais, aumentando assim a competitividade e promovendo o desenvolvimento sustentável através da difusão de boas práticas de gestão e da responsabilidade ambiental.

Como funcionam as Bolsas de Resíduos?

Primeiramente, as empresas que desejem participar, devem cadastrar-se através do site da Federação escolhida. Após a liberação do cadastro, o representante indicado no cadastramento, receberá via e-mail, os dados de acesso (login e senha), através dos quais poderá acessar o sistema e criar anúncios de oferta, procura, troca ou doação de resíduos. Caso não queira criar anúncios, a empresa pode demonstrar interesse nos anúncios que já encontram-se disponíveis para negociação.Ao demonstrar interesse nos anúncios, o sistema envia automaticamente para o anunciante, os dados de contato do interessado; ao mesmo tempo em que o interessado recebe um e-mail informando quem é o anunciante e seus dados para contato.

Quanto custa para participar desse programa?

Absolutamente nada! Tanto o cadastramento, quanto à operação no sistema, são totalmente gratuitos. A idéia é fornecer às empresas um meio para conhecer novos serviços alternativos à destinação final, reduzindo custos com tratamento e destinação, bem como ser uma fonte de geração de nova receita às empresas, dada a possibilidade de vender seus resíduos para reaproveitamento ou reciclagem.

Quem pode participar desse programa?

Em todas as Bolsas de Resíduos têm-se a premissa que somente Pessoas Jurídicas devidamente constituídas, podem participar desse programa. Contudo, cada Federação possui a sua própria política de gestão do sistema.

Quem NÃO pode participar desse programa?

Estão impedidos de cadastrar-se:1. Pessoas Físicas (mesmo que sejam prestadores de serviço para empresas)2. Pessoas Jurídicas com CNPJ inválido, inativo ou baixado na Receita Federal.3. Pessoas Jurídicas que, em relação ao licenciamento ambiental, estejam: a.Sem licença ambiental ou; b. Dispensadas do licenciamento ambiental, mas que não tenham recorrido ao órgão ambiental para obter a “Declaração de Não Passível de Licenciamento”.Empresas que tenham licença ambiental com validade vencida, NÃO terão o cadastro excluído, mas este ficará suspenso, até que a empresa comprove já ter dado entrada no órgão ambiental para renovação dessa licença.

Existe risco de minha empresa ser multada por ter tentado cadastrar na Bolsa de Resíduos sem estar regularizado com o órgão ambiental?

Não. Os dados de cadastramento estão totalmente protegidos pela equipe gestora da Bolsa de Resíduos.


 

Eu me cadastrei em uma Bolsa de Resíduos que não é a do estado no qual minha empresa está instalada, como entro em contato com a equipe gestora?

Se sua empresa se encontra instalada em um estado cuja federação das indústrias é participante do SIBR, então sua empresa está sob a tutela da federação do seu estado, ou seja, mesmo que você estivesse cadastrado em outra federação, o sistema automaticamente cederá a tutela à federação do estado em que sua empresa se situa. Basta acessar a página inicial com o mapa do Brasil, e em seguida, clicar sobre o estado em que sua empresa está instalada. Logo após, clique no link “Fale Conosco” e mande um e-mail à respectiva federação.Contudo, se sua empresa está situada em um estado, no qual a federação das indústrias ainda não faz parte do SIBR, basta você acessar a página da federação que você havia escolhido para se cadastrar. Logo após, clique no link “Fale Conosco” e mande um e-mail à respectiva federação.

Minha empresa já era cadastrada, mas não sei ou esqueci minha senha. Como devo proceder?

Primeiramente, entre em contato com a equipe gestora da Bolsa de Resíduos, para verificar se a empresa estava cadastrada em nome de outro funcionário (pois a nova senha será enviada para o e-mail indicado no cadastro). Caso o funcionário que cadastrou tenha se desligado da empresa, nossa equipe solicitará que você informe o novo e-mail ao qual as mensagens automáticas e avisos da equipe gestora deverão ser enviadas a partir de agora. Se o funcionário ainda está na empresa, ou atua em outra unidade, entre em contato com ele, para alinhar se mais de uma pessoa poderá ter acesso ao cadastro da empresa, ou qual será o procedimento que poderá ser adotado para anunciar os resíduos das unidades.Após esse contato, clique no link “Esqueci minha senha”, e siga os passos:Passo 1- Digite o nome de usuário (login) da empresa.- Clique em enviar.Passo 2- Digite o nome de usuário (login) da empresa novamente.- Abra o e-mail que você indicou para a equipe gestora (o código solicitado neste passo, foi enviado automaticamente para este e-mail)- Digite a nova senha e confirme-a no campo seguinte.- Clique em enviar.Obs.: A equipe da Bolsa de Resíduos não tem acesso à senha, por essa razão, caso não consiga recuperá-la, entre em contato com a equipe para criar uma nova senha temporária. Feito isso, você deverá acessar o cadastro da empresa através do link “Central da Empresa” e alterar a senha que a equipe lhe forneceu.

Como criar os meus anúncios?

Para criar seus anúncios, você deve acessar o site da Bolsa de Resíduos do estado ao qual pertence, entrar com seus dados de acesso (login e senha) e, em seguida clicar no link “Cadastrar Anúncios”.Logo após é só seguir os passos de preenchimento:- CATEGORIA: Escolha a categoria do resíduo que irá anunciar.- PROPRIEDADES: Selecione as propriedades e características do resíduo que deseja anunciar (somente algumas categorias requerem preenchimento dessas informações).- TÍTULO: Digite o título do anúncio.- OBSERVAÇÕES: Digite as informações que julgar mais importantes para as empresas saberem sobre o seu resíduo.- UNIDADE DE MEDIDA: Selecione a unidade de medida (Quilo, tonelada, litro, etc.)- TIPO DE ANÚNCIO: Selecione o tipo de anúncio que deseja fazer (Venda, Compra (procura), Troca ou Doação)- QUANTIDADE: Indique a quantidade a ser ofertada (Ex.: 200,00)- PREÇO: Indique o preço que deseja pelo resíduo anunciado (Ex.: 2,00 por quilo)- CIDADE/UF: Indique a Cidade/Estado onde o resíduo está armazenado.Por fim, é só clicar em “Enviar”, e aguardar a ativação do anúncio pela equipe gestora, no prazo máximo de dois dias úteis.

Como demonstrar interesse nos anúncios das outras empresas?

Após acessar o site da Bolsa de Resíduos e entrar com seus dados de acesso (login e senha), clique no link “Anúncios”, localizado no menu do lado esquerdo da tela.Em seguida, selecione a categoria na qual deseja pesquisar, e depois é só clicar no botão “Ver Detalhes” que estará ao lado do anúncio.Logo após, você visualizará as informações do resíduo selecionado. E caso lhe interesse, basta clicar no botão “Demonstrar interesse”, localizado na parte inferior da tela. Caso contrário, clique no link “Voltar” que está logo acima do botão “Demonstrar interesse”.

Como saber se minha empresa já possuía anúncios ou se já tinha demonstrado interesse em algum anúncio?Como acompanhar os anúncios que criei ou interesses que demonstrei?

Para anúncios:Após acessar o site da Bolsa de Resíduos e entrar com seus dados de acesso (login e senha), clique no link “Meus Anúncios”. A relação dos anúncios criados por sua empresa aparecerá na tela seguinte.Para interesses:Após acessar o site da Bolsa de Resíduos e entrar com seus dados de acesso (login e senha), clique no link “Meus Interesses”. A relação dos anúncios interessados por sua empresa aparecerá na tela seguinte.




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